"Zombar da filosofia, é na realidade, filosofar" (Pascal)

sexta-feira, 7 de março de 2008

A SAGA




“Tróia”

A saga do destemido Aquiles e do bravo Heitor é o grande cenário onde se passa a guerra de Tróia. Esta foi desencadeada por motivos claros de poder e astúcia, mas ao mesmo tempo, cercada por um misticismo que encanta quem a escuta.
Permeada por elementos da cultura grega, bem como aspectos sócio-políticos vigentes nesta cultura: os acontecimentos narrados a partir da Ilíada de Homero, denota a importância requerida naquela época aos fatores mitológicos, principalmente a adoração aos deuses. Visto que, era atribuído à esses deuses tudo o que acontecia em todos os aspectos na vida.
Desponta desta obra também o fato de algo tão “simples” aos olhos dos leigos levar a algo tão sério como uma guerra: “a captura de Helena de Esparta pelo príncipe Paris de Tróia”. No entanto, é destes pequenos fatos que surgem os grandes acontecimentos.
O elemento primordial travado nesta guerra, é a disputa pelo poder; o qual sempre foi o real motivo para desencadear uma disputa, disputa esta que gera supostamente grandes batalhas que serão lembradas por muitas e muitas gerações.
O tocante desta obra cinematográfica são os ideais expostos pelo personagem de Aquiles, o qual aponta que a coragem não basta somente, mas sim a impressão que ficará para as próximas gerações.Não basta apenas viver corretamente e sem ideais, há a necessidade de expor seu potencial para o reconhecimento posterior, que atravessa os tempos.

Nenhum comentário: