"Zombar da filosofia, é na realidade, filosofar" (Pascal)

sexta-feira, 28 de março de 2008

Preparativos para o filme

B - 52
Roteiro para o filme
Tema: Filosofia como (instrumento/ferramenta) do autoritarismo
Anotações:
De início conceituar autoritarismo, e provocar um pensamento filosófico como suporte para o anterior. A intenção é mostrar o grau de envolvimento com a violência e a legitimação de atitudes.

Duração: 50´
àDivisão do tempo de duração em 6 partes:
1. Introdução; (0´ a 5´)
2. Antiga; (5´ a 10´)
3. Medieval; (10´ a 20´)
4. Moderna; (20´ a 30´)
5. Contemporânea; (30´ a 40´)
6. Conclusão. (40´ a 50`)

1. Desenvolvimento de conceitos (igualdade, tolerância, justiça...)
Anotações:
Do percurso para as formas de governo, e como a guerra foi utilizada neste viés (John Keegan). Bem como os conceitos necessários.

2. Antiga
Anotações:
Mostrar as formas de governo de Platão (A República) e, também, a distinção das pessoas existentes. Cortejar com Aristóteles e suas dietas voltadas para o aperfeiçoamento do modelo de ser humano, mais a perspectiva imperial romana de Marco Aurélio.

3. Medieval
Anotações:
Religião e Estado. Mostrar como as ordens guerreiras deixaram suas marcas com a batalha por Jerusalém (Templários). * Tomás de Aquino e Política.

4. Moderna
Anotações:
Os avanços tecnológicos justificados pela mudança de mentalidade. A constituição dos impérios e a seqüência na diferenciação humana presente na
Grécia.

5. Contemporânea
Anotações:
“E com os meus atos eu dou a luz ao século XX.” (Atribuída a Jack, o estripador. No filme do J. Depp)
Trazer os ideais que fundaram os movimentos extremistas que desencadearam a Primeira e a Segunda Grande Guerra Mundial. Fazer claras referências aos filósofos da época em questão.

6. Conclusão
Anotações:
Mostrar a evolução dos conceitos, e como a filosofia foi utilizada para justificar outros conceitos (intolerância, violência, Estado). Bem como o autoritarismo já se valeu e ainda se vale de ideologias e a própria filosofia ( Hugo Chávez).

Material de apoio:
Livrosà obras dos filósofos, mais o de John Keegan, mais alguns de História;
Filmesàde Guerra (Platoon, Apocalypse Now, Hotel Ruanda...);
Lista de Schindler;
Forest Gump;
O Pianista.

Proposta do Caderno de Atividades:
Frente ao público o qual o vídeo é destinado (aluno de ensino médio), o caderno tem o fim de sedimentar os conceitos fundamentais e como eles se relacionam.

Nenhum comentário: