"Zombar da filosofia, é na realidade, filosofar" (Pascal)

sexta-feira, 14 de março de 2008

O Caos da Esperança




Children of men - Filhos da Esperança

Em meio de um clima de extremo caos passa-se a estória de Filhos da Esperança (título original: Children of men). Este clima de tensão é exposto, sobretudo pelo fato de estar relacionado à proteção da vida; suas fragilidades e fraquezas são expressas neste enredo.
A tentativa de transmitir os caminhos percorridos durante a vida, em uma situação de risco foi interessante. No entanto, por se tratar de um tema extremamente complexo, onde se misturam paz e caos, ódio e amor, vida e morte, corrobora em uma película de difícil interpretação. Pois várias podem ser as interpretações, e delas derivarem conseqüências tão arrebatadoras como o pano de fundo do filme.
Ao demonstrar no filme os personagens em busca constante para a proteção da vida, mas sem nenhuma perspectiva de vida, o cenário é transformado em um verdadeiro inferno. Dionísio reina sobre a terra! Fazendo com que as faces do mundo estejam esperando a dor. Dor no sentido físico e psíquico estando cada vez mais próximo do caos absoluto.
A fragilidade humana é colocada em foco, bem como as causas geradoras da vida. As conseqüências dos atos são colocadas em xeque, onde o rei está no ponto de ser aniquilado. Todavia, somente através da própria humanidade há a possibilidade de existir uma saída para os tormentos, bem como, resolver as indagações que geraram o clima de tensão.
Enfim, o intuito do filme mostra a perspectiva da vida sobre o prisma de uma visão de mundo completamente desesperançada. Restando somente as Moiras o poder sobre o mundo, dependendo destas o destino humano. A luz no fundo do túnel começa a aparecer rodeada por uma forte neblina que insiste em acobertar quem tenta se desvendar dela.


Nenhum comentário: