"Zombar da filosofia, é na realidade, filosofar" (Pascal)

sexta-feira, 14 de março de 2008

COMENTÁRIO SOBRE A PEÇA


Antígona

Sófocles ao escrever Antígona teve como intento transmitir através de personagens mitológicos, as questões que norteiam a sociedade com valores morais. A honra é colocada como base de toda a obra, e o seu desenrolar se baseia exatamente nas relações da família para com a sociedade.
Antígona em suma, é filha de Édipo. Este que foi destinado pelos oráculos dos deuses a copular com sua própria mãe e matar seu pai. O qual depois da concretização da profecia é destinado á um exílio. Sendo este, o motivo da renuncia da famíliapor parte do rei e do povo.
Na peça teatral de Sófocles, a tragédia grega concretiza-se pelo fato que acontece a Antígona. Esta é caluniada, difamada e injustiçada perante tudo e todos. O irmão desta, que havia sido morto é proibido pelo rei de Tebas de ter seu corpo sepultado, pois este impuro não poderia ter direito algum. Porém o desenrolar de todos os acontecimentos da peça giram em torno desta questão; valores são enaltecidos e ao mesmo tempo rebaixados, uma mescla antagônica à qual é típica da tragédia grega.
No entanto, o sentimento de amor à família e todos os outros valores são colocados em foco, por se tratar da instituição família. Mesmo o pai tendo cometido tal barbárie, Antígona continua de seu lado.
Por conseguinte, este escrito de Sófocles denota a perspicácia utilizada pelo autor para abordar temas conflituosos que desencadeiam grandes reflexões, através de elementos míticos. O tema central no qual o autor detém-se como sono de fundo é à questão dos valores: a honra e o amor à família são enaltecidos e colocados em conflito perante todos. Cabe, todavia, à quem acompanha o desenrolar peça emitir o juízo sobre estas questões, se estão corretas ou erradas, por que motivos e o por que das conseqüência.

Nenhum comentário: